5 Dicas para controlar o Capital de Giro da sua empresa

Step Consultoria > Blog > Dicas > 5 Dicas para controlar o Capital de Giro da sua empresa

5 Dicas para controlar o Capital de Giro da sua empresa

  • Postado por admin
  • Categoria: Dicas

O capital de giro é uma quantia de recursos financeiros que é utilizada para suprir as necessidades financeiras para a operação de uma empresa. É este recurso que garantirá o funcionamento da empresa, até mesmo em momentos de baixo faturamento.

> Saiba mais sobre a importância de Capital de Giro

O capital de giro é essencial para qualquer negócio. Por isso, selecionamos cinco dicas para você garantir um bom gerenciamento de seu capital de giro.

  1. Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é essencial para que a gestão de seu capital de giro seja um sucesso. Este planejamento deve ser feito para um cenário a curto e a longo prazo, mapeando todas as ações da empresa. Por exemplo, você sabe onde pode reduzir e otimizar alguns custos dentro da empresa?

Para ter ciência da quantia que corresponde ao seu capital de giro, considere apenas quanto de dinheiro está disponível em conta, como os que já tenham nota fiscal emitida e os pagamentos que já foram fechados e aceitos.

  1. Acompanhamento do Fluxo de Caixa

É extremamente importante que o fluxo de caixa seja monitorado de forma periódica, pois é por meio dele que todas as entradas e saídas vão ser acompanhadas e comparadas com o dia a dia da empresa. E tenha sempre cuidado em lançar esses valores de forma correta.

Leia também: 5 passos para uma boa gestão de Fluxo de Caixa

  1. Atenção aos Recebíveis

Os valores que você tem a receber nos meses seguintes devem receber uma atenção especial.

Acompanhar seus recebíveis torna possível a elaboração de previsões de quando será mais necessária a contenção do capital de giro da empresa, além de auxiliar em tomadas de decisões mais assertivas.

Você também consegue saber quando este capital será maior, o que pode resultar em possíveis investimentos em seu negócio.

  1. Negociação com os Fornecedores

Uma forma de tentar manter o capital de giro sempre positivo é negociar melhor com os fornecedores. Procure as formas de pagamento mais confortáveis, com um aumento de prazo ou se à vista o preço ficar mais barato.

Você deve analisar as condições do negócio e definir qual alternativa é a mais interessante para a sua empresa – pagar antecipado com desconto ou pagar o valor cheio com um prazo maior. Encontrar um ponto de equilíbrio nessa relação é essencial para o sucesso.

  1. Gerenciamento do Estoque

É muito comum investir no estoque de forma impensada, o que resulta em itens parados, perdendo validade e ocupando espaço que poderia ser ocupado por itens que têm mais saída.

De fato, a compra de mais produtos resulta em valores menores por produto. Mas é preciso ter consciência se aquela compra vai realmente gerar vendas imediatas. Agora, se o seu estoque se encontra com excesso de mercadorias, isso pode ser um problema, pois pode significar que o capital não está sendo bem investido.

O acompanhamento de estoque para empresas que são afetadas pela sazonalidade é ainda mais necessário. É preciso encontrar um equilíbrio entre a quantidade de produtos comprada e a quantidade vendida.

Autor admin

Deixe uma resposta