7 indicadores financeiros que todo empreendedor precisa acompanhar

Step Consultoria > Blog > Indicadores Financeiros > 7 indicadores financeiros que todo empreendedor precisa acompanhar

7 indicadores financeiros que todo empreendedor precisa acompanhar

  • Postado por admin
  • Categoria: Indicadores Financeiros

Conhecer e acompanhar os indicadores financeiros é uma das únicas maneiras de saber como anda a saúde do seu negócio. Além de auxiliar nas tomadas de decisões, esses indicadores também ajudam a medir o desempenho no que diz respeito ao crescimento da empresa.

Mas, antes de tudo: o que são indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros podem ser entendidos como métricas de desempenho. Estas são obtidas por meio de diversos demonstrativos financeiros que envolvem uma determinada empresa, seja ela grande, média ou pequena.

Com a alta competitividade do mercado, os empreendedores se veem cada vez mais preocupados com a sustentabilidade da empresa a longo prazo, buscando estratégias de gestão e planejamento para serem mais assertivos. Por isso, o foco desses indicadores financeiros é fornecer aos empresários uma boa base de dados para permitir uma avaliação precisa referente à situação financeira do negócio.

Quais indicadores financeiros são indispensáveis para o seu negócio?

Separamos 7 métricas essenciais para você utilizar na sua empresa. Elas te ajudarão a analisar a situação do seu negócio e, assim, conseguir identificar o que está bom e o que precisa ser melhorado.

Margem de Contribuição

A Margem de Contribuição representa o quanto de recursos cada venda do seu produto/serviço contribuirá para a empresa cobrir todos os custos e despesas fixas e ainda gerar lucro.

Com base nesse indicador, você pode calcular a quantidade de produtos que precisa vender para gerar lucro e se a margem é suficiente para viabilizar a operação do seu negócio.

Margem de contribuição = Preço – Custos e Despesas Variáveis da venda

Margem líquida

Os cálculos são os mesmos da margem de contribuição, mas aqui na Margem Líquida, adicionam-se os custos e despesas fixos e os gastos com os impostos. Ela mostra qual é o lucro líquido para cada unidade de venda da empresa.

Dessa maneira, o entendimento sobre o quanto a operação não diretamente relacionada à produção estão influenciando no desempenho do negócio fica muito mais claro. Quanto maior for a margem líquida, maior será a sobra que a empresa terá após o recebimento das vendas e a retirada de todos os gastos.

A conta para chegar a esse valor é:

Margem líquida = Lucro líquido / Receita total x 100

Margem Bruta

Um dos principais indicadores de uma empresa é a Margem Bruta. Ela mostra quanto sua empresa ganha ao vender um produto ou serviço depois de descontar as despesas para produzi-lo e vendê-lo.

Com ele, você consegue saber quais produtos tem melhor margem bruta, o que pode servir de base para uma estratégia de marketing específica.

Fique atento: a margem bruta é um dos fatores essenciais para o empresário considerar na hora de precificar seus produtos.

Como calcular a Margem Bruta:

Margem Bruta = Lucro bruto / Receita total x 100

Ponto de Equilíbrio

De forma bem prática, o Ponto de Equilíbrio é a quantidade de receitas mínimas que uma empresa precisa para cobrir todos os seus custos e despesas. Ele demonstra, basicamente, se o objetivo de vendas do negócio é viável ou não.

Com esse indicador, você consegue saber o quanto é necessário vender, no mínimo, sem gerar lucro e prejuízo, para que a empresa não necessite de outras fontes de recursos para honrar seus compromissos.

A fórmula é:

Ponto de Equilíbrio = Despesas fixas / Margem de Contribuição

>>> Leia também: 5 PASSOS SIMPLES PARA UMA BOA GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA

Custos Fixos

Estar atento aos Custos Fixos é imprescindível. Com esse indicador é possível criar estratégias de corte de custos e controlá-lo, pois, um custo fixo muito alto pode ser prejudicial no final de cada mês.

Para saber seu custo fixo, é necessário conhecer todas as despesas que não variam, ou seja, mesmo com a mudança ou gastos eventuais, os valores permanecem os mesmos.

A conta é simples, basta somar todos os gastos fixos que a sua empresa tem em um mês de atividade. Por exemplo:

Custos fixos = Salário dos funcionários + aluguel + luz + internet + matéria prima

Ticket Médio

O Ticket Médio é o valor médio de venda que sua empresa faz. Essa métrica ajuda a entender a dinâmica de vendas do seu negócio. Além disso, ela auxilia na tomada de decisões para melhorar o desempenho da sua empresa. Por exemplo, uma necessidade de maior capacitação da equipe de vendas ou de mudanças em suas estratégias de marketing.

Para calcular o ticket médio, você vai precisar saber o número total de pedidos em um determinado período e o total faturado.

A conta fica assim:

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos

Lucratividade

Com o indicador de Lucratividade você consegue analisar em quais pontos será necessário reduzir custos, independentemente se ele seja fixo ou variável, para que a lucratividade possa aumentar cada vez mais.

Trata-se do indicador mais relevante para se saber se o negócio é rentável ou não.

Vale destacar que lucro e lucratividade representam ideias diferentes. O primeiro está relacionado ao que você fatura além das despesas. Já a lucratividade mostra o percentual de rentabilidade do negócio.

Como calcular a lucratividade:

Lucratividade = Lucro Líquido / Vendas

Rentabilidade/ROI

O ROI (Retorno Sobre o Investimento) revela o poder de ganho ou de retorno do capital que foi investido na empresa, além de dar uma boa previsão para investimentos futuros.

Com o ROI você consegue fazer projeções da viabilidade de novos produtos, projetos ou qualquer ação da empresa que envolva algum custo relevante. Ele também é interessante para testar diferentes estratégias e avaliar quais delas tem um retorno mais atrativo.

Como calcular o ROI:

ROI = (Ganho Conquistado – Investimento Inicial) / Investimento Inicial

 

Esses são apenas alguns dos principais indicadores. Existem outros que também podem ser interessantes para a sua empresa. Ficou interessado?

Fale com a gente!

contato@stepconsultoria.com

Autor admin

Deixe uma resposta