Você sabe o que é Orçamento Empresarial e a sua importância?

Step Consultoria > Blog > Dicas > Você sabe o que é Orçamento Empresarial e a sua importância?

Você sabe o que é Orçamento Empresarial e a sua importância?

  • Postado por admin
  • Categoria: Dicas, Gestão Empresarial

Não importa o tamanho e a área de atuação da sua empresa, o orçamento empresarial é fundamental e imprescindível para o sucesso do seu negócio.

Mas afinal, o que é o orçamento empresarial? Qual sua importância? Como elaborá-lo? Continue lendo nosso post que responderemos tudo para você.

O que é Orçamento Empresarial?

Um orçamento empresarial é um plano financeiro que contém informações importantes para o funcionamento de um negócio, detalhando todas as despesas e receitas da empresa em um determinado período (normalmente um ano).

Esta ferramenta auxilia a conduzir a empresa até os objetivos estabelecidos, a partir do maior controle das operações previstas a curto e longo prazo.

A importância desta ferramenta na sua empresa

O orçamento empresarial deve fazer parte do planejamento estratégico de uma empresa para auxiliar os gestores a acompanharem os resultados. Sendo assim, uma das principais vantagens da ferramenta é que ela facilita a tomada de decisões.

Os números que um orçamento empresarial oferece servem para ajustar seus planos e expectativas, preparando a empresa para os desafios e oportunidades do futuro.

Com ele é possível evitar possíveis desvios das metas definidas e a empresa consegue visualizar possíveis incoerências e agir rapidamente na busca pela melhor solução. Assim, gastos desnecessários são reduzidos ou até eliminados.

Como montar um orçamento empresarial?

Diagnóstico da Empresa

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da empresa: estude as finanças, reúna todos os dados e informações relevantes do negócio e faça uma avaliação de como tem sido sua evolução.

Por exemplo, saiba a média das vendas, o lucro médio alcançado, a sazonalidade nas vendas…

Metas

Saber onde quer chegar é importante para traçar as estratégias. Mas, fique atento: as metas precisam estar de acordo com a estrutura e recursos disponíveis.

Dica: confira seu Plano de Negócios. Assim, você poderá traçar metas mais coerentes e conseguirá decidir as áreas que receberão mais investimentos ou corte de gastos.

Pontos que devem constar no orçamento

Preste muita atenção em todos os dados que devem conter em seu orçamento empresarial. Quanto mais completo for o seu orçamento, maiores serão as chances de você obter bons resultados no período. Alguns itens são indispensáveis, como: despesas, receitas, investimentos, empréstimos, fluxo de caixa projetado, ativo fixo e custos da produção.

Custos fixos e variáveis

Um orçamento empresarial completo passa pela listagem de todos os custos fixos e variáveis. Os primeiros são aqueles que independem das vendas, como: aluguel, folha de pagamento, internet, tributos e seguros.

Já os custos variáveis são aqueles que aumentam ou diminuem diretamente de acordo com a evolução da produção, das vendas ou prestação do serviço. É o caso, por exemplo, da compra de matéria-prima e embalagens, do consumo de energia elétrica, dos custos com frete etc.

Projeções

Com base em todos os dados e informações anteriores, será necessário montar uma projeção empresarial. Ela corresponde ao montante que a empresa pretende receber com as vendas em um determinado período futuro.

É importante que você faça uma estimativa de receitas e despesas, os gastos com compras de equipamentos e ferramentas e a projeção do crescimento empresarial.

Dica: monte um calendário com todas as etapas que devem ser cumpridas ao longo do ano. Isso o ajudará a cumprir com o cronograma e evita que seus gastos extrapolem o limite.

Acompanhamento de Resultados

Não adianta fazer todos esses passos sem acompanhar o cumprimento do orçamento ao longo do ano. O monitoramento é imprescindível para o sucesso de seu negócio, já que ajuda a identificar falhas antes que o problema se torne maior.

Qualquer dúvida sobre finanças empresariais é só mandar um email pra gente: contato@stepconsultoria.com

Autor admin

Deixe uma resposta