ROI: o que é e como calcular o retorno sobre investimento

Step Consultoria > Blog > Consultoria financeira > ROI: o que é e como calcular o retorno sobre investimento

ROI: o que é e como calcular o retorno sobre investimento

  • Postado por admin
  • Categoria: Consultoria financeira, Gestão Empresarial, Indicadores Financeiros, Pequenas e médias empresas

O que é ROI?

O ROI (Return on Investment ou, em português, retorno sobre investimento) é uma métrica utilizada para descobrir quanto sua empresa ganhou ou perdeu com um investimento específico.

Com base nesse indicativo é possível entender se determinado investimento está valendo a pena ou não e, ainda, planejar metas baseadas em resultados tangíveis.

Agora que você já sabe o que é ROI, entenda porque a métrica é importante para o seu negócio e como calculá-la.

Por que é importante obter o ROI?

Para você entender na prática: digamos que você queira abrir uma drogaria. Isso envolve diversos tipos de investimento, não é?

Você vai precisar fazer o treinamento dos funcionários, investir em um software de gestão, estratégia de marketing digital para divulgação, espaço físico e assim por diante.

Para você saber quanto vai ganhar a partir de cada um desses investimentos, é preciso calcular o retorno sobre investimento. Isso é extremamente necessário para que você consiga tomar decisões embasadas, definir os objetivos organizacionais e direcionar os recursos de forma estratégica.

O ROI também é muito interessante para empreendedores iniciantes que necessitam de recursos de terceiros para abrir um negócio. Com esse indicativo em mãos é possível avaliar a empresa e saber se de fato vale a pena investir ou não.

>>> Leia também: Podcasts indispensáveis para empreendedores: selecionamos os melhores

Como calcular o ROI?

Para calcular o retorno sobre investimento você precisará realizar a seguinte conta: ganho obtido menos o valor do investimento, o resultado dessa subtração será dividido pelo valor investido. Veja na equação:

ROI = (ganho obtido – valor investido) / valor investido

O retorno sobre investimento também pode ser medido por porcentagem, sendo necessário multiplicar o resultado do cálculo por 100.

Para simplificar, vamos ao exemplo:

Imagine que tenha feito um investimento de R$ 20 mil que rendeu R$ 57 mil. Então, o ROI foi de 1,85 vezes o valor aplicado inicialmente. Em porcentagem, seria 185%.

Como saber se o Retorno sobre investimento é bom ou ruim?

Na verdade, não existe uma resposta certa para esta questão.

Para que você tenha noção, o ideal a fazer é comparar o ROI da sua empresa com o de outros negócios do mesmo setor. Assim, você terá uma visão geral dos números e uma base para analisar o retorno sobre investimento da sua empresa.

Autor admin

Deixe uma resposta