Valuation: guia completo com tudo que você precisa saber

Step Consultoria > Blog > Pequenas e médias empresas > Valuation: guia completo com tudo que você precisa saber

Valuation: guia completo com tudo que você precisa saber

  • Postado por admin
  • Categoria: Pequenas e médias empresas, Serviços
Valuation Rio de Janeiro

Valuation: preparamos um guia completo para você saber o que é, quando é necessário e para o que serve.

Quanto vale a sua empresa? Essa dúvida pode aparecer em diferentes ocasiões: seja para atrair investidores, seja quando um sócio quer comprar a parte de outro ou até para vender o negócio. Por isso, é fundamental conhecer o valor de mercado que sua empresa possui.

De forma muito simplista, Valuation quer dizer avaliação (ou valoração). Ou seja, é um processo que analisa o valor de mercado de uma empresa, determinando o seu preço justo e o seu retorno potencial, através de técnicas de análises quantitativas e qualitativas. Porém, é importante salientar que o valor determinado pelo valuation será uma estimativa.

Como é feito o valuation?

Avaliar e determinar o valor de uma empresa é um processo que pode ser feito por diferentes métodos, analisando fatores como o fluxo de caixa, o valor dos ativos, dívidas e outros.

Entretanto, o processo de Valuation envolve muito mais do que cálculos, é uma percepção de mercado. O que significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de qual negócio estamos falando. Como diz um dos nossos sócios, “Valuation é criatividade”.

Em outras palavras, Valuation é uma junção do que o seu negócio tem e do que ele é capaz de oferecer. Esse montante leva em consideração recursos que vão muito além de número de clientes ou de preços praticados pela empresa. Componentes como reputação da marca, capacidade de vendas e retorno financeiro também fazem parte desse valor final.

Um exemplo para ficar mais claro:

Nós podemos dizer que a Red Bull é uma marca de energético. Mas ela representa muito mais que isso. A Red Bull retrata um estilo de vida enérgico e ativo onde tudo é possível. Na publicidade, a marca vende sensações pulsantes, aventuras, esporte e velocidade.

Na página da empresa no Facebook, quase não há foto ou menção do produto. Atualmente, a Red Bull é produtora de conteúdo, seja de esportes radicais, eventos ou documentários.

As vendas do produto são apenas uma consequência de toda essa presença. Portanto, se alguém quiser investir, ser sócio ou comprar a Red Bull terá que pagar por todo esse conjunto de elementos.

Fazer uma análise financeira de uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, conhecimentos técnicos e uma perspectiva estratégica.

Por que Valuation é importante?

. Compreender o valor real de sua empresa permite que você a conheça mais, explorando os aspectos que a valorizam e a diferenciam no mercado, e tendo a possibilidade de melhorar os que são menos atrativos.

. Conhecer o comportamento da empresa ao longo do tempo e a evolução dos números e resultado, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.

. Permite a negociação da participação societária de modo justo.

. Se você quer abrir o capital da sua empresa é muito importante saber o seu valor de mercado.

. Para negociar com investidores é essencial que o Valuation esteja entre os dados apresentados.

Toda empresa pode fazer?

Mesmo que você tenha uma pequena ou média empresa, o Valuation também pode ser importante para você! Afinal, você precisa mostrar às pessoas os benefícios do seu negócio, para atrair parceiros, sócios e investimentos, obter algumas linhas de crédito, e, assim, conquistar mais espaço dentro do seu nicho de mercado.

Se você tem uma Startup, temos um post que vai te interessar. É só clicar aqui!

Quando utilizar o valuation?

  • Em processos de fusão e aquisição
    Fusão é uma operação econômica que agrupa duas ou mais empresas dando origem a uma nova. Já a aquisição é a compra de uma empresa por outra. Nos dois casos existe a necessidade de saber o valor da empresa que será incorporada ou comprada.
  • Análise da viabilidade do negócio
    Proprietários de empresas que buscam identificar a rentabilidade futura de seus negócios e se de fato remunera o capital investido.
  • Obtenção de empréstimos
    Algumas linhas de crédito disponibilizadas por instituições financeiras exigem a apresentação de um plano de negócios. Nesse caso é fundamental elaborar projeções de fluxo de caixa, indicadores de liquidez, e o próprio Valuation.
  • Entrada de fundos de investimentos
    É essencial saber o valor da empresa para mensurar a participação de cada uma das parte, já que a entrada de um fundo de investimento pode se assemelhar à entrada de um novo sócio.
  • Para melhoria da performance e ferramenta de gestão
    Nesse caso, é necessário que sejam feitas duas avaliações, com um intervalo de, em média, três anos, para que seja possível comparar os valores e, assim, realizar uma análise.
  • Alteração na estrutura societária
    Isso é comum na maioria as empresas, e a necessidade do valuation se dá pois é essencial que os sócios saibam qual é o valor exato da sua participação perante o valor total da empresa no mercado.
  • Avaliação do posicionamento de mercado
    Quando um valuation é feito e descobre-se o valor de mercado de uma empresa, é possível comparar esse índice e saber o posicionamento da empresa perante os concorrentes que atuam no mesmo setor econômico e nicho.

Esse texto é uma forma bem simples de explicar o que é Valuation. O assunto é muito amplo, existem diversas metodologias para serem aplicadas em diferentes tipos de empresas, startups e investidores.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, é só falar com a gente por e-mail: contato@stepconsultoria.com

Autor admin

Deixe uma resposta