O fluxo de caixa que você faz na sua empresa é míope. Saiba como ajustar sua visão.
O fluxo de caixa é um instrumento de gestão. Através de registros, preferencialmente diários, ele aponta o montante de caixa recebido e gasto da sua empresa. Mas esse é seu nível mais básico e míope. Nesse formato, o fluxo de caixa só permite conhecer o comportamento financeiro do negócio no passado e fazer algumas mudanças de estratégia, mas somente a curto prazo
O próximo passo desse instrumento é o que torna a ferramenta mais do que, simplesmente, uma ferramenta. É obrigatório ter o hábito de fazer os registros não só dos valores recebidos e gastos, mas das vendas a receber e das contas a pagar. Com isso, é possível estudar o fluxo de caixa dos meses anteriores e se atentar com mais embasamento para o futuro do saldo em caixa da sua empresa.
“Daqui a dois meses sobrará caixa? Ficarei no negativo? O que é possível fazer agora para a minha empresa se aproveitar dessa situação futura?”
O fluxo de caixa com registros futuros tira do gestor a tendência a olhar somente para o passado e dá a capacidade de tomar decisões no presente baseadas no futuro. E isso inclui antecipar recebimentos com negociação de descontos ou atrasar pagamentos mediante a aceitação de alguns juros; ou até mesmo se capitalizar com um empréstimo de capital de giro, no caso de saldo descoberto; negociar desconto em pagamentos antecipados ou planejar investimentos futuros, no caso de excedente de caixa.
Para melhorar ainda mais a sua gestão de caixa: conheça o ciclo financeiro da sua empresa! Ciclo financeiro é o tempo gasto para o desenvolvimento de todas as atividades da sua empresa. Essas atividades vão desde a compra de material, a entrega de produtos, o recebimento dos clientes e o pagamento a fornecedores.
>>> Métricas de avaliação: conheça e coloque em pática na sua empresa
Sabendo os prazos médios dessas atividades é possível identificar a Necessidade de Capital de Giro. Isso vai indicar o valor em capital que a sua empresa precisa ter para custear suas operações, o que pode ser representado de forma extremamente líquida, com recursos em caixa ou menos líquida, com maior concentração de estoques e de contas a receber, isso vai depender da agressividade da sua administração.
Vamos aos passos da melhor gestão de fluxo de caixa:
Quer entender melhor como fazer a gestão ideal do seu fluxo de caixa ou ficou com dúvidas sobre a Necessidade de Capital de Giro? Melhor ainda: precisa de profissionais qualificados auxiliando em todo esse processo operacional e de gestão?
Fale com a gente!
contato@stepconsultoria.com
[…] >>> 5 passos simples para uma boa gestão do fluxo de caixa […]