Análise SWOT: Definição, Características e Vantagens

Step Consultoria > Blog > Consultoria financeira > Análise SWOT: Definição, Características e Vantagens

Análise SWOT: Definição, Características e Vantagens

  • Postado por admin
  • Categoria: Consultoria financeira

Você já fez o planejamento estratégico da sua empresa?

É aí que entra o tema do nosso post de hoje: Análise Swot.

Uma ferramenta relativamente simples, ideal para começar o planejamento estratégico em sua empresa e que engloba a análise de cenários para tomada de decisões.

O que é Análise SWOT?

O termo SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

A análise fornece um diagnóstico da situação da própria empresa e do seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

As forças e fraquezas dizem respeito a sua empresa, ou seja, uma análise interna dos pontos positivos e negativos do negócio ou de um projeto.

Já as oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos, que estão fora do seu controle. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

Os componentes da Matriz SWOT

Ambiente Interno

Forças (Strengths)

Como o próprio nome diz, aqui são analisadas todas as forças, as vantagens internas da empresa em relação a seus concorrentes. Seus diferenciais competitivos, as aptidões mais fortes do seu negócio.

Algumas perguntas podem te guiar nessa fase:

– Quais nossas melhores atividades e processos?

– Quais nossos melhores produtos?

– Quais nossos melhores recursos?

– Qual nossa maior vantagem competitiva?

– Qual é o nível de engajamento dos clientes?

– O quão felizes meus clientes estão?

Fraquezas (Weaknesses)

Aqui é o oposto. É preciso analisar quais as principais desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes e quais pontos podem prejudicar e/ou interferir negativamente no andamento da empresa.

Seja sincero nessa etapa e se faça algumas perguntas:

– Por que meus clientes não estão engajados?

– Tenho uma mão-de-obra capacitada?

– Existem lacunas de treinamento?

– Por que a concorrência é escolhida?

– Nossas matérias-primas são de qualidade?

– Nossos processos são confiáveis?

Ambiente Externo

Oportunidades (Opportunities)

As oportunidades são as forças externas que impactam positivamente a empresa. Sendo assim, não se pode controlá-los, mas sim usufruí-los.

Elas podem surgir a qualquer momento, e o ideal é que você esteja preparado! Estamos falando de eventos como uma parceria com o seu concorrente, um modismo passageiro que aumente o consumo do seu produto, mudanças na política econômica do governo, novas leis, etc.

Ameaças (Threats)

Já as ameaças são forças externas que influenciam negativamente o seu negócio. Elas devem ser tratadas com muita cautela, pois podem prejudicar tanto o planejamento estratégico da empresa quanto os resultados.

É necessário pensar em possíveis eventos que prejudicariam seus lucros e o negócio como um todo: escassez de mão de obra, catástrofes naturais, novos concorrentes, entre outros.

Principais vantagens da Análise SWOT

Com a matriz organizada, se tem uma visão completa e assertiva das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Mas há outras vantagens da Análise FOFA:

Percepção de mercado

A análise dos ambientes auxilia o gestor a saber como a empresa está posicionada no mercado, assim como comparar a sua atuação com os concorrentes.

Serviços e produtos

A SWOT permite a possibilidade de identificar melhorias no portfólio do cliente.

Além disso, tendências para criar produtos também podem ser mapeadas.

Solução de problemas

O empresário tende a enxergar os problemas quando os pontos fracos são apontados. A própria análise dos mesmos pode dar insights valiosos para a solução.

Tomada de decisão

A análise da matriz SWOT pode ajudar na tomada de decisões, dando embasamento para os gestores perceberem se vale a pena ou não investir naquele projeto.

Priorização de ações

Com a construção da matriz SWOT, pode-se desenvolver planos e priorizar as atividades que precisam ter foco para atingir os objetivos do cliente.

Análise das estratégias realizadas

Além de apontar para soluções futuras, a SWOT permite que gestores avaliem as estratégias em andamento. Assim, é possível verificar quais devem ser replicadas, ajustadas ou desconsideradas.

A análise SWOT ajuda a fundamentar qualquer tomada de decisão importante sobre a empresa, além de ser um dos pilares do planejamento estratégico.

Precisa de ajuda nessa etapa? Fale conosco: contato@stepconsultoria.com

Autor admin

Deixe uma resposta