Dicas de como fazer um Planejamento Financeiro Empresarial eficiente

Step Consultoria > Blog > Sem categoria > Dicas de como fazer um Planejamento Financeiro Empresarial eficiente

Dicas de como fazer um Planejamento Financeiro Empresarial eficiente

  • Postado por admin
  • Categoria: Sem categoria

A boa gestão financeira é essencial em qualquer empresa. E o planejamento financeiro empresarial é um dos pontos mais importantes dentro dessa questão.

O planejamento financeiro serve para projetar as receitas e as despesas da empresa, com o objetivo de indicar a situação econômica do negócio.

O que é Planejamento Financeiro Empresarial?

O Planejamento Financeiro Empresarial é uma série de ações, ferramentas e controles que buscam entender, organizar e gerenciar os recursos financeiros de uma empesa.

Essas ações envolvem projeções de receitas, despesas e cenários, utilizando de diversas ferramentas.

Ao saber o faturamento mensal de uma empresa, é planejado os gastos, despesas e investimentos que serão feitos nos próximos meses.

A finalidade do planejamento financeiro empresarial é suprir as necessidades da empresa, gerar melhores resultados e utilizar os recursos financeiros de forma eficiente.

Esse planejamento possui fator decisivo no sucesso de um negócio. É ele que mostrará sua saúde financeira atual, assim como os resultados financeiro-econômicos projetados dos próximos meses.

Sete dicas para o seu Planejamento Financeiro Empresarial

1. Conheça a situação real da empresa

O primeiro passo do planejamento financeiro empresarial é saber exatamente o cenário da empresa, levantando as informações mais relevantes.

Analise o tempo de mercado, os pontos positivos e negativos, o tipo de produto ou serviço, situação do setor de atuação, o público alvo e todas as outras características que compõem o perfil do negócio.

Uma boa ferramenta para esta etapa é a Matriz SWOT, que ajuda a definir as forças e fraquezas da companhia, além das oportunidades e ameaças do mercado em que a empresa está inserida.

2. Projete cenários alternativos

Um bom planejamento financeiro empresarial é capaz de lidar com distintas situações.

Além do cenário realista, onde estão os planos mais prováveis de serem alcançados, é preciso também simular e antever outros cenários: o otimista e o pessimista.

O cenário otimista é aquele onde todas as expectativas de vendas serão superadas, os custos e despesas reduzidos, e todas as demais metas batidas. Já o cenário pessimista é onde o oposto pode acontecer.

3. Estabeleça um plano de ação

É hora de criar um plano de ação para atingir os objetivos determinados.

Comece definindo os objetivos da empresa e faça um mapeamento das ações necessárias para alcançá-los. Depois, crie um cronograma realista e divida tarefas conforme as responsabilidades e competências da sua equipe. Por fim, mas não menos importante, mensure os resultados e documente todas as ações para avaliação futura.

4. Calcule o preço ideal para o seu produto ou serviço

Você sabe quanto custa para que você produza ou preste um serviço?

É importante analisar o custo de produção, a expectativa de lucro e outras despesas para assim determinar o valor do produto ou serviço oferecido.

O preço deve sustentar todos estes gastos para promover o crescimento da empresa, caso contrário, é necessário reavaliar.

>> Para saber mais sobre precificação, clique aqui.

5. O orçamento empresarial deve ser seu aliado

O planejamento financeiro e o orçamento empresarial andam juntos. É no orçamento que se faz projeções para o futuro, sendo possível determinar valores que serão gastos e recebidos e como este fluxo deverá acontecer em um determinado período.

6. Registre e controle

Não esqueça de registrar tudo!

Ter um controle rígido do setor financeiro permite medir o retorno sobre o investimento (ROI) e, se necessário, tomar uma decisão assertiva para resolver eventuais problemas.

Fluxo de caixa, DRE e balanço patrimonial são algumas das ferramentas que ajudam nesse controle financeiro.

7. Considere a ajuda de um consultor

Antes de iniciar o planejamento financeiro empresarial, avalie a contratação de um consultor financeiro.

Afinal, essa tarefa exige a análise sobre assuntos relacionados à organização do fluxo de caixa, à necessidade de criar mais capital de giro, ao processo de contas a pagar e a receber, entre outros.

Então, um olhar de fora pode até abrir a sua mente para novas possibilidades e também ajudar a traçar planos certeiros.

>> Fale conosco: contato@stepconsultoria.com

Autor admin

Deixe uma resposta