A metodologia de precificação mais largamente utilizada é a markup. Ela se caracteriza pela aplicação de um múltiplo sobre os custos diretos unitários, baseado em despesas variáveis, despesas fixas e na margem de lucro. É calculado da seguinte forma:
Todos esses percentuais são somados e aplicados na seguinte fórmula: 100/[100 – (DV + DF +ML)]. Esse cálculo gera um índice que, por sua vez, é aplicado sobre os custos diretos para produzir uma unidade do seu produto (matéria-prima) ou serviço (horas). Daí se alcança o preço.
Essa é uma visão mais tradicional e concentrada no produto e na visão interna da empresa. É essencial compreender que todo o processo de vendas se reorientou. Dos produtos para o consumidor, por fatores claros de excesso de oferta de produtos – com o advento do e-commerce – e maior empoderamento do consumidor com relação às escolhas.
>>> 5 passos simples para uma boa gestão do fluxo de caixa
O empreendedor em um nível mais avançado da sua estratégia baseia seu preço no entendimento de quem é a sua persona. E, para isso, estrategicamente, ele estuda a compreensão dos seus hábitos, principalmente no que se diz respeito ao tipo de mídia que a persona consome, o que irá direcionar os canais de venda do produto.
Não só isso, mas esse empreendedor também faz um trabalho de pesquisa de concorrência. Ele olha para fora e para os lados, tentando compreender o quanto o consumidor identifica de valor desse produto e como essa precificação pode ser feita de modo que o valor do produto continue competitivo no mercado.
Um nível superior é a conexão entre os dois conhecimentos. O preço é baseado no valor, mas o empreendedor tem conhecimento de todas as suas despesas e os seus custos, e do quanto eles impactam na sua margem de lucro.
Com um conhecimento da margem de lucro esperada, baseada na compreensão do seu custo de oportunidade e do retorno do próprio empreendedor em seu negócio é que todo o trabalho vai ser direcionado para a otimização dos custos e das despesas e para a meta de vendas.
>>> As categorias de KPI’s e suas aplicações: tudo que você precisa saber
Nada melhor do que trabalhar com projeções de vendas, portanto, e analisar o impacto delas sobre o seu fluxo de caixa futuro. Quer entender melhor como fazer projeção orçamentária e quer identificar o ponto de equilíbrio da sua empresa? Ou melhor: que tirar alguma dúvida sobre precificação?
Fale com a gente! contato@stepconsultoria.com
[…] >>> Precificação: saiba a melhor forma de calcular o preço do seu produto […]
[…] >>> Precificação: saiba a melhor forma de calcular o preço do seu produto […]