Nós sempre batemos na tecla sobre a importância que o Fluxo de Caixa desempenha na gestão Financeira de uma empresa. Inclusive, já demos cinco dicas simples para ajudar da gestão do fluxo de caixa. Agora, o assunto que vamos abordar é igualmente relevante: como fazer uma projeção de fluxo de caixa?
Muitos empreendedores não sabem como dimensionar seus recebimentos e despesas, e, consequentemente, visualizar de forma mais precisa um quadro futuro das finanças da empresa.
Neste texto explicaremos tudo sobre projeção de fluxo de caixa e os benefícios que essa prática traz para a sua empresa.
O Fluxo de Caixa é um instrumento muito importante para a gestão financeira de uma empresa. Ele consiste no controle e acompanhamento das entradas e saídas de capital de um negócio dentro de um determinado período.
O Fluxo de Caixa é construído com base nas informações realizadas. Ou seja, nas entradas e saídas de dinheiro que já aconteceram na empresa.
Já a Projeção de Fluxo de Caixa tem a mesma estruturação. Entretanto, ela é a estimativa das próximas saídas e entradas, embasada em informações passadas e expectativas para o cenário futuro. Os dados do fluxo de caixa são aproveitados na projeção como suporte e paradigma.
A projeção de um fluxo de caixa se baseia em uma análise minuciosa dos dados passados. Pois quanto mais precisa e realista for a projeção, mais eficiente ela será na hora de organizar as finanças de seu negócio.
Com essa estimativa, o gestor pode saber antecipadamente se precisará de financiamentos ou se terá sobras de recursos, por exemplo. Além disso, a projeção antecipa possíveis situações de risco ou falhas, o que ajuda o empresário a tomar as medidas necessárias para evitar esses casos.
Cada empresa tem a sua maneira de organizar seu Fluxo de Caixa para obter as informações essenciais. Mas independente das particularidades de análise de cada negócio, é fundamental que a Projeção de Fluxo de Caixa leve em conta alguns pontos:
. Saldo inicial em caixa;
. Despesas fixas e variáveis;
. Entradas de receita, divididas em “previsão” e “realizadas”;
. Intervalo de tempo dentre um recebimento e outro.
Todos esses elementos devem ser lançados em uma tabela ou planilha. Assim, o gestor tem uma noção clara de todas as movimentações e das futuras necessidades financeiras da empresa.
– Prazos Médios de Pagamento: é o tempo entre a data da compra e o pagamento efetivo ao fornecedor.
Exemplo: sua empresa paga seu fornecedor em duas vezes. O prazo médio de pagamento vai ser de 50% a vista e 50% em 30 dias.
– Prazos Médios de Recebimento: é o tempo entre a venda e o efetivo recebimento do dinheiro.
Exemplo: sua empresa vende parcelado em 3x sem entrada. O prazo médio de recebimento vai ser de 33,3% em 30 dias, 33,3% em 60 dias e 33,3% em 90 dias.
Entender e analisar o tempo médio que você leva para pagar fornecedores, empréstimos e contas do dia a dia, bem como o tempo médio para recebimento do dinheiro é indispensável para a projeção de seu fluxo de caixa.
A partir destas informações, você pode lançar dados na planilha com os valores corretos previstos de entradas e saídas dentro de determinados períodos.
Além de auxiliar no controle financeiro do negócio, o Fluxo de Caixa é uma importante ferramenta para tomada de decisões. Uma boa Projeção de Fluxo de Caixa, mostra de forma objetiva se a empresa terá dinheiro em caixa para saldar seus compromissos financeiros em um determinado período futuro ou se terá um excedente de caixa para fazer novos investimentos.
Ou seja, a Projeção de Fluxo de Caixa vai mostrar se a empresa vai ter dinheiro disponível quando for necessário ou se precisará a recorrer a fontes externas, como empréstimos e financiamentos, para honrar seus compromissos.
Com as projeções bem detalhadas, o empresário terá um controle amplo sobre sua gestão financeira, podendo criar estratégias mais eficientes para o crescimento e sucesso de seu negócio.
É possível, por exemplo, planejar a compra de novos equipamentos, analisar perspectivas de investimentos e financiamentos, desenvolver novos produtos e serviços, melhorar a infraestrutura, contratar novos colaboradores, alocar melhor os recursos da empresa e destiná-los aos setores certos, além de identificar oportunidades do mercado.
—
Quer entender como fazer a Projeção de Fluxo de Caixa? Melhor ainda: precisa de profissionais qualificados auxiliando nesse processo?
Fale com a gente!
contato@stepconsultoria.com